quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cristo veio para salvar todos!?



Este é o ponto mais tenso do Calvinismo, a questão da expiação limitada. Pra mim não foi rápido entender e aceitar a realidade de que Deus dentre toda a humanidade elegeu na eternidade, alguns para serem salvos. Steven Lawson e o Augustus Nicodemus já disseram um dia desses que "essa doutrina não é difícil de entender; é difícil de engolir", e é verdade.

A gente vê de Gênesis à Apocalipse, Deus soberanamente decretando e escolhendo, salvando e condenando tendo como parâmetro apenas sua graça e sua justiça, no entanto, mesmo com tantas evidências, construímos complexos sistemas de pensamento com o objetivo de especular e sondar sobre os conselhos do Eterno.

É fato que se Deus é soberano e todo-poderoso nada ocorre contra sua vontade, logo se alguns se perdem é pelo fato de que Ele pelos motivos que por enquanto nos são secretos não os quis salvar.

Outra possibilidade só se Deus abrisse mão de seus atributos, como defende o Teísmo Aberto, o que logicamente não tem embasamento bíblico.

Vejamos a seguir a argumentação do famoso puritano inglês, John Owen sobre o assunto:

"Se mantivermos o ponto de vista de que a morte de Cristo torna possível a salvação de todos, mas, na verdade, salva apenas aqueles que creem, então estaremos realmente dizendo que:

1 ...Deus deveria salvar todos os homens. Isto nós negamos. Deus deve fazer somente aquilo que Ele escolhe livremente fazer.

2 ...Deus não pode fazer o que Ele quer, a menos que os homens cumpram certas condições. Isto nós negamos. Isso elimina a glória de Deus.

3 ...o amor de Deus é melhor demonstrado por Ele amar todos os homens igualmente do que por amar apenas alguns homens. Negamos isto.

4 ...Deus enviou Seu Filho para morrer porque Ele amou todos os homens igualmente. Negamos isto, por que não é bíblico. Muitas passagens bíblicas descrevem claramente pessoas que não são o objeto do amor que enviou Cristo para morrer. Por exemplo:
Provérbios 16:4; Atos 1:25; Romanos 9:11-13; I Tes. 5:9; II Pedro 2: 12; Judas 4.

5 ....a fé, que é a condição para se receber a salvação, não é obtida para nós pela morte de Cristo. Mas, as Escrituras ensinam que essa fé é um dos benefícios obtidos para nós por Cristo.

6 .... em Sua morte, Cristo foi o substituto para toda a humanidade. Negamos isto, pois se Ele foi o substituto para todos. então todos são salvos.

7 ...Cristo morreu por aqueles a quem o Pai sabia que não seriam salvos, uma vez que o Pai conheceu de antemão todas as coisas. Não vejo o que se lucro com tal argumento! (Romanos 8:29-30).

Ora, alguns têm argumentado que, embora seja verdade que algo obtido para alguém lhe pertence por direito, todavia é possível que tal coisa tenha sido obtida sob certas condições. E, dizem que a condição para que possamos receber os benefícios obtidos por Cristo é que não resistamos à redenção oferecida, ou que nos submetamos ao convite do evangelho, ou, simplesmente, que tenhamos fé. É contra este argumento que apresento os seguintes pontos:

As condições necessárias para a obtenção dos benefícios advindos da morte de Cristo devem, ou não, estar dentro de nosso poder para realizá-las? Se a resposta for positiva, então todos os homens têm poder para crer; o que é falso. Se a resposta for negativa, então o Senhor deve conceder esse poder, ou não? Se Ele o concede, então por que todos não são salvos? Se Ele não o concede, não pode colocá-lo como condição, ou Ele não estaria sendo sincero ao pedir de nós o que somente Ele pode nos dar. É como se alguém prometesse mil libras a um cego, com a condição de que o homem pudesse vê-las.

Fé, a condição para usufruirmos a salvação, ou é obtida para nós através da morte de Cristo, ou não é. Se é obtida, então todos os homens a têm, pois dizem que Cristo morreu por todos. Se não é obtida para nós por Cristo, então a parte mais importante de nossa salvação não depende de Cristo! Isto diminui a glória de Cristo. E também é contrário ao ensino das Escrituras que dizem que a Fé é um dom de Deus (Vide Filipenses 1:29 e Efésios 2:8).

Afirmar que Cristo morreu por todos, mas somente alguns que cumprirem certas condições poderão ser salvos, é fazê-Ia apenas meio mediador. Dizem que Ele obteve a salvação para todos. Mas de que adianta isso, se Ele também não cumpriu as condições? - pergunto eu!".
(John Owen)

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