quinta-feira, 28 de agosto de 2014

As Boas Novas da Política

A política em si é fascinante admito. Através dela é possível organizar o Estado de modo a executar a promoção da cidadania, da democracia e da justiça. Mas a corrupção do gênero humano tornou a política uma atividade repugnante para aqueles que prezam pela ética, honestidade e transparência, isto porque nos bastidores do poder as relações entre as partes, está baseada em um eterno conflito de interesses pessoais, ideológicos e estratégicos, com isso, para que as instituições do Estado possam funcionar, as negociatas, o famoso "toma lá dá cá", os conchavos e as trocas de favores se tornaram mecanismos indispensáveis nesse jogo de xadrez. Deste forma não tem como acreditar em discursos de ética na política. Política e ética são conceitos praticamente antagônicos, verdadeiros antinômios, não se combinam tal qual água e óleo, sobretudo na realidade brasileira onde o desejo de obter vantagens pessoais indevidas parece estar no nosso DNA.

Isto posto, vejo que a Marina Silva (e devo votar nela possivelmente) levantou o lema da "Nova Política", o neto do Dr. Tancredo, Aécio, fala em fazer "Boa Política", no fundo os dois prometem o impossível, pois uma boa e nova política só será possível quando a corrupção da natureza humana for destruída e teologicamente isso só é possível através do "Novo Nascimento", que é uma total, completa e profunda transformação da maneira de pensar, agir e viver, não só dos políticos, mas de todos nós.


Com isso, não quero desencorajar o voto ou pregar a desesperança, mas quero convidar a você querido leitor a fazer uma reflexão óbvia. A Política só será boa ou nova quando as "Boas Novas" que o Mestre Jesus ensinou se tornarem realidade em cada pessoa. Com isso a Política do auto-benefício, do egoísmo, será trocada pela Política do bem comum, a busca pelas vantagens indevidas, será transformada em política de justiça e cidadania para todos, mas isso somente ocorrerá quando aprendermos a amar e então sabermos compartilhar e promover o bem comum.

Pensemos nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PT - Uma estrela cadente

Dando uma rápida olha na minha modesta biblioteca, achei um livro publicado em 2005, do colunista do jornal Gazeta do Povo e da revista ...